Tamanho do Texto:
A+
A-

"Os Capuchinhos são uma luz na Bahia" diz o Ouvidor Geral do Estado

01/07/2016 - 09h43
Sessão Especial homenageia Capuchinhos da Bahia e Sergipe

Na manhã da última quinta-feira (30), os Frades Capuchinhos da Bahia e Sergipe receberam uma homenagem na Camara Legislativa do Estado da Bahia, os autores da homenagem foram o Deputado Estadual, Marcelino Galo (PT) e Ouvidor Geral do Estado da Bahia, Yulo Oiticica (PT).

O preito foi concedido por ocasião da celebração dos 310 anos da Igreja Nossa Senhora da Piedade, que a partir do dia 01 de agosto será elevada ao título de Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Piedade, título este concedido pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.

A primeira construção da Igreja da Piedade foi em 1706, desde então, grande número de fiéis acorrem a ela todos os dias, entre passantes, trabalhadores que passam o dia nos entornos da Igreja, no comércio, visitantes de outras cidades e países, sendo uma verdadeira "romaria urbana", que acontece todas as semanas, principalmente às terças e quintas.

Durante a sessão, o Deputado Marcelino Galo lembrou que os Capuchinhos sempre tiveram forte presença junto ao povo pobre e sofredor, lembrando do Frei Francisco Carloni, que durante muitos anos deu apoio a movimentos populares no interior da Bahia como na cidade de Esplanada.

O ouvidor Geral, Yulo Oiticica falou da importância de ter a "assembleia cheia de pessoas de Deus" e completou dizendo que "São Francisco de Assis dizia que basta um raio de sol para iluminar a escuridão e que os Capuchinhos são esse raio luz no Estado da Bahia".

Em sua fala, o Ministro Provincial dos Capuchinhos da Bahia e Sergipe, Frei Liomar Pereira da Silva, agradeceu a homenagem e lembrou a todos que a "Igreja da Piedade é a Casa da Misericórdia, onde ali, a Mãe da Piedade acolhe todos os que precisam de alento".

A sessão contou com grande número de pessoas, teve ainda uma apresentação de músicas medievais, apresentação de poemas e o canto franciscano e mariano na voz dos próprios frades.

No dia 01 de agosto, às 18h, na Igreja da Piedade, será celebrada uma missa presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, arcebispo de São Salvador da Bahia, ocasião na qual a Igreja passará a ser chamada de Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Piedade.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Elton Caires Santos (Cúria Provincial)

Deixar um comentário