Tamanho do Texto:
A+
A-

LEFAN lança novo formato de cursos de qualificação

04/07/2017 - 10h55

A Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan) está reorganizando os cursos gratuitos oferecidos para a comunidade de Caxias do Sul. A gestão da entidade reavaliou a metodologia de trabalho que estava sendo desenvolvida e identificou que, embora os cursos oferecidos atendiam, um número expressivo de pessoas, não se estava atingindo, na sua maioria, o público prioritário da assistência social, razão para qual destina-se o trabalho dos Freis Capuchinhos no município. Além disso, a proposta de incluir essas pessoas no mercado de trabalho não se concretizava. 

Sendo assim, a partir deste segundo semestre de 2017, os cursos serão direcionados as pessoas atendidas pelos seis Centros de Referência de Assistência Social - CRAS (Sul, Norte, Leste, Oeste, Sudeste e Centro) e pelos dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS (Sul e Norte) da cidade. O técnico do CRAS e/ou CREAS, responsável pelo atendimento da família, agendará o dia e o horário para o usuário realizar a inscrição. Dessa forma, a pessoa será direcionada para a LEFAN sem precisar enfrentar longas filas. Destaca-se que não haverá inscrições abertas na sede da LEFAN, apenas serão atendidas as pessoas em acompanhamento pelos serviços citados anteriormente.

Além disso, os cursos ganharão uma nova roupagem, com aulas teóricas e práticas, proporcionando ao final do curso geração de renda e conhecimentos na área do atendimento ao cliente, educação financeira, relacionamento interpessoal, informática, entre outros. Também, os cursos neste novo formato, fomentarão o desenvolvimento de atividades de formação cidadã, desenvolvendo e fortalecendo o protagonismo das pessoas através da reflexão crítica permanente como condição de crescimento pessoal, construção da autonomia e de atitudes e habilidades para inserção no mundo do trabalho. 

“A expectativa com esta mudança é proporcionar ao público em vulnerabilidade social uma qualificação mais focada às suas necessidades e uma renda imediata”, destaca a coordenadora da LEFAN, Silvana Horstmann.

Após o término do curso, a LEFAN disponibilizará uma equipe de profissionais e alunos do curso de Administração da Câmara dos Jovens Administradores (SJA), que vão orientar e assessorar os interessados a abrir o seu pequeno negócio, de forma gratuita por um período de seis meses.

Cursos oferecidos: Conhecimentos básicos de cabeleireiro; Designer de sobrancelha; Eletricidade básica; Manicure e Pedicure; Maquiagem; Artesanato; Cuidador de idoso; e Tortas, doces e salgados.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Daniele Mazzuchini (Lefan - Sede)

Deixar um comentário