Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Salvador Pinzetta é declarado “Venerável” pelo Vaticano

09/05/2019 - 08h00
A oficialização do Decreto ocorreu no dia 14 de maio de 2019.

A feliz notícia chegou na manhã do dia 07 de maio de 2019, por e-mail enviado pelo Postulador Geral das Causas de Beatificação da Ordem dos Capuchinhos, Frei Carlo Calloni, ao postulador local, Frei Sérgio Dal Moro.

Com a assinatura e divulgação do Decreto, por parte do Papa Francisco, que foi realizada no dia 14 de maio de 2019, o Processo de Beatificação de Frei Salvador Pinzetta entra em seu penúltimo passo, onde agora será necessária a comprovação – por parte da Igreja e da Ciência – de um milagre, para o religioso ser declarado, finalmente, beato, ganhando a “honra dos altares”.

Frei Sérgio Dal Moro, que atualmente acompanha o Processo de Beatificação no Brasil, conta que o relato de pelo menos seis milagres relacionados ao Frei Salvador, além de orações e outras informações sobre ele, serão publicados em forma de livreto pelos próximos dias. Os casos serão ainda apresentados a um encarregado do Vaticano, que chega à serra gaúcha no dia 15 de junho, para realizar um levantamento a respeito destes relatos.

Breve histórico do Processo de Beatificação

O Processo de Beatificação de Frei Salvador Pinzetta, começou ainda em 1977, cinco anos após sua morte, ocorrida em 31 de maio de 1972, com a visita do então ministro geral da Ordem dos Capuchinhos, Frei Pascoal Rywalski, aos freis do Rio Grande do Sul. Ele deu ordem aos superiores da Província a introduzirem a Causa de Beatificação de Frei Salvador que, até 1997, tramitou rapidamente, por meio de inúmeras entrevistas realizadas pelos freis Adelino Pilonetto, Achylles Chiappin, Carlos Coloda e seu grupo, que escreveram as três biografias existentes sobre Frei Salvador.

Neste tempo, aconteceu a exumação dos restos mortais do irmão capuchinho e sua trasladação para a matriz de Flores da Cunha no final de década de 1990, bem como foi instituída a Romaria Vocacional Frei Salvador, que no dia 31 de maio de 2018 chegou a sua 30ª edição.

Depois, a devoção popular a Frei Salvador continuou; as romarias tiveram sequência, sem interrupção, mas o processo jurídico de beatificação ficou sem um coordenador oficial, sem um postulador. Em fins de 2007, o então ministro provincial dos Capuchinhos do RS, frei Álvaro Morés, indicou dom frei Ângelo Domingos Salvador, que estava retornando à província, como postulador local, a fim de retomar o processo jurídico, com o aproveitamento de tudo o que havia sido feito até então.

Dom Frei Ângelo realizou no período de 2007 a 2011 incansável trabalho para organizar toda a documentação. No dia 13 de abril de 2011 foi aberto oficialmente o Processo de Beatificação na Diocese de Caxias do Sul, com a instauração do Tribunal Eclesiástico Diocesano, aí foram convocadas testemunhas que sob juramento de dizer a verdade foram interrogadas sobre a vida, as obras, virtudes, fama de santidade e defeitos do Servo de Deus frei Salvador. O que foi contado pelas testemunhas durante as sessões não pode ser publicado ainda.

Os autos originais do inquérito diocesano, chamado Positio, em duas cópias autênticas, foram entregues à Roma, Vaticano, na Congregação das Causas dos Santos. Tais documentos foram levados para lá pelo então postulador local, dom frei Ângelo Domingos Salvador, no dia 26 de outubro de 2012. (Na foto é possível observar Dom Frei Ângelo segurando a caixa com os documentos do Processo). 

No ano de 2018, por questões de saúde, Dom Frei Ângelo deixou de ser o postulador local do Processo. Assumiu por alguns meses a função o frei Celso Bordignon. No final de 2018 ficou responsável de dar continuidade aos trâmites, o frei Sérgio Marcello Dal Moro.

No dia 05 de junho de 2018, em Roma, o Congresso dos Teólogos da Congregação da Causa dos Santos se reuniu para discutir a Positio do Servo de Deus Salvador Pinzetta e o julgamento foi unanimemente positivo: 9/9 votos. O postulador geral das Causas de Beatificação para a Ordem dos Freis Capuchinhos no mundo, frei Carlo Calloni, recebeu oficialmente a ata (Relatio et Vota)  desse resultado. No dia 14 de maio de 2019, foi promulgado pelo Vaticano o Decreto que declarou "Venerável" o Frei Salvador Pinzetta. O processo de beatificação do irmão capuchinho entra assim em seu penúltimo passo, onde será necessária a comprovação de um milagre – pela Igreja e pela Ciência – por intercessão de Frei Salvador Pinzetta, para então o religioso ser “elevado à honra dos altares”, como beato.

Quem foi Frei Salvador?  

Hermínio Pinzetta (foto), nasceu em 29 de julho de 1911, natural de Evangelista, município de Casca (RS), era filho de pais agricultores e teve 12 irmãos. Desde criança foi um cristão exemplar, rezava, participava das missas todos os domingos e trabalhava na roça. Aos 32 anos, o pároco da sua comunidade, por avaliar que o rapaz tinha vocação religiosa sugeriu que entrasse para o Seminário dos Freis Capuchinhos, em Marau. Teve passagens breves por Flores da Cunha e Garibaldi, retornando já como Leigo Professo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos para o Convento de Flores da Cunha, em 1948, onde permaneceu até o fim da vida, em 31 de maio de 1972.

Levava uma vida humilde e tinha como principais características a fé, caridade, oração e trabalho.  Especialmente pelo trabalho, tornou-se conhecido pelos moradores da terra do galo. Era comum que distribuísse sementes e mudas para os vizinhos e conhecidos da cidade. No interior, era aguardado com expectativa na época da colheita da uva, pois costumava passar na colônia com uma carreta para apanhar uvas para a produção do vinho, que ele próprio ajudava a produzir, para ser consumido nas missas. Outra coisa que deixava Frei Salvador muito feliz era a possibilidade de levar a Eucaristia aos doentes em suas casas e no hospital local. Ele foi o 1º Ministro Extraordinário da Eucaristia da Paróquia de Flores da Cunha, mandato concedido pelo bispo diocesano, Dom Benedito Zorzi, em 1970.

Basta circular pelas ruas e interior de Flores da Cunha e região, para ouvir histórias de Frei Salvador, seja de quem tenha convivido com ele, pessoas que cresceram ouvindo falar de suas virtudes e, outras tantas, que relatam terem recorrido a ele num momento difícil de suas vidas em busca de um milagre, especialmente os ligados às doenças graves.

Devoção Popular: Romaria vocacional Frei Salvador Pinzetta

O Frei Salvador Pinzetta conta com a devoção e admiração de muitos fiéis, especialmente no município de Flores da Cunha - RS, onde é lembrado pelo amor ao próximo. Em seu túmulo, localizado na igreja matriz da cidade, é possível observar três palavras que definem a vida do religioso: simplicidade, oração e trabalho.

Anualmente, em Flores da Cunha, acontece a Romaria Vocacional Frei Salvador Pinzetta (foto). O evento surgiu com um grupo de Casais Animadores Vocacionais, em 1987, sob a coordenação de Frei Raul Suzin e Frei Lori Antônio Vergani, que escolheram Frei Salvador Pinzetta como patrono da promoção vocacional da Paróquia de Flores da Cunha. Na festa de Corpus Christi de 04 de junho de 1989, iniciou-se a Romaria Vocacional até o Eremitério, local onde Frei Salvador costumava rezar nas folgas de seu trabalho, diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Todos os anos, na Solenidade de Corpus Christi, os Freis Capuchinhos do RS, juntamente com a Paróquia Nsª Srª de Lourdes e colaboradores locais, realizam uma Romaria Vocacional, que normalmente percorre o trajeto do centro de Flores da Cunha até o Eremitério, onde é celebrada uma festiva missa campal com milhares de pessoas (em sua maioria Devotos/as de Frei Salvador, Religiosos/as Consagrados/as e Vocacionados/as).

A intenção desta Romaria é a divulgação do Processo de Beatificação do Frei Salvador Pinzetta e a motivação é pelo surgimento e animação de novas vocações, principalmente à Vida Religiosa Consagrada. O evento neste ano chega em sua 31ª edição, sendo realizado no dia 20 de junho. Mais adiante será possível acompanhar a programação aqui no site.

Oração para pedir graças e milagres

Como já foi apresentado, neste próximo passo do processo de beatificação de frei Salvador Pinzetta, será necessário o reconhecimento de um milagre por intermédio do religioso para que ele venha ser elevado “à honra dos altares”, como beato.

Já prevendo esta etapa, Dom Frei Ângelo Domingos Salvador – quando era postulador da causa – organizou um pequeno livro de orações chamado: “Doze Dias com Frei Salvador: para alcançar graças e milagres”.

Você pode acessar o PDF deste material (clicando aqui).

É possível acessar o material em partes, pelo site da Paróquia de Flores da Cunha, (clicando aqui).

Para comunicar possíveis graças recebidas ou solicitar orações, contate:

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário