Tamanho do Texto:
A+
A-

Terra Mãe do Brasil celebra sua padroeira

09/09/2016 - 11h18
Evento aconteceu no Centro Histórico de Porto Seguro.

Na última quinta-feira (8), na festa da Natividade da Virgem Maria, o município de Porto Seguro (BA), celebrou com Solenidade o dia de sua Rainha e Excelsa Padroeira, invocada nestas terras há quase cinco séculos com o título de Nossa Senhora da Pena, padroeira das Ciências, das Artes e das Letras.

Alvorada e Santa Missa

O dia da padroeira iniciou-se com alvorada festiva às 5h30min, com queima de fogos e banda filarmónica, anunciando a aurora do dia d'Aquela que é a Aurora do Salvador! Durante todo o dia inúmeros devotos se dirigiram ao altar da Virgem da Pena, fazendo seus agradecimentos por graças alcaçadas e fazendo muitas preces.

A Santa Missa (10h) foi campal, presidida pelo bispo diocesano de Eunápolis Dom José Edson e concelebrada por mais de 20 sacerdotes, entre eles os Frades Capuchinhos, Frei Marcos José (paróco) e Frei Luiz Alberto Rodrigues (Vigário paroquial), Frei Cristovão Lima e Frei Vandeí Sant'Anna ambos Conselheiros Provinciais e Frei Gilton de Oliveira, pároco na Paróquia São Francisco em Eunápolis. Este ano o tema dos festejos foi: "Por intermédio de Maria, Jesus Cristo o rosto da misericóridia do Pai, veio para o meio de nós". Em sua homilia, o bispo exortava os fiéis à prática das obras de misericórdia recomendada pela Igreja, pois através delas a fé que temos não é meramente uma fé intelectual, mas sim, uma fé colocada em prática, em ação, ao serviço do próximo.

Gesto concreto dos festejos

Ao final da celebração, Frei Marcos José realizou em nome de toda Paróquia um dos primeiros gestos concretos dos festejos, fazendo a doação de uma cadeira de rodas elétrica a um morador da cidade, que há muitos anos utiliza a porta da Igreja Matriz para esmolar (confira fotos), que emocionado agradeceu imensamente.

Ao meio-dia foi servido almoço para todos que ali se encontravam, os dados fornececidos pela equipe de solidariedade, que é responsável pela acolhida dos romeiros, é que foram distribuídas um total de 3 mil refeições.

Procissão

Um dos momentos mais belos é a procissão da padroeira, iniciada às 15h, formada por um longo cortejo composto de 21 andores com imagens de diversos santos e da réplica da imagem da padroeira, que do modo tradicional ainda é carregado aos ombros por inúmeros fiéis. Saindo da Igreja Matriz no Centro Histórico da cidade, a procissão percorreu ruas no centro da cidade e bairros adjacentes, totalizando uma caminhada de três horas e meia, chegando novamente à praça da Matriz, onde por volta das 18h50min Frei Marcos e Frei Alberto deram a benção final a todos os fiéis.

Homenagem

Um momento que não estava planejado emocionou os presentes. Um paroquiano ao tomar a palavra agradeceu ao Frei Marcos José, em nome de toda a Paróquia e de todos romeiros, pelos nove anos de missão frente aos festejos da padroeira como paróco. A emoção foi percebida nas lágrimas de alguns e na salva de palmas que o povo concedeu ao Frade. Em seguida aconteceu uma grande e bela queima de fogos de artifício.

Confira as fotos abaixo.

(Colaboração: fotógrafo João Cordeiro Luz Neto)

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Luan Vinhas (Fraternidade Frei Urbano)

Deixar um comentário