Tamanho do Texto:
A+
A-

Maio – Mês de Maria de 2020

07/06/2020 - 15h51
Terço

Maio – Mês de Maria de 2020

 
 
Finando o mês de abril deste ano, precisamente, no dia 25, Festa de São Marcos
Evangelista, o Santo Padre, Papa Francisco, dirigindo-se a todos os fieis, nos propôs que todos volteis a descobrir a beleza de rezar o Terço em casa, no mês de maio. Podeis fazê-lo juntos ou individualmente: decidi vós de acordo com as situações, valorizando ambas aspossibilidades”.
Analisando essas possiblidades, diante da pandemia da COVID 19, acolhendo as
orientações da autoridades de saúde e sanitárias, mantendo o isolamento social, impedidos assim de visitar as famílias, encontramos um meio muito eficaz para mantermos essa tradição da reza do Terço Mariano. Com os poucos recursos técnicos, a nossa fraternidade, através da internet, conseguiu, desde o dia primeiro de maio, Dia do Trabalho, rezar todos os dias às 18:00 horas o Terço Mariano.
Dessa forma, daqui do Convento Nossa Senhora da Piedade, centro de Salvador-BA, chegamos a tantos lares, e com as famílias, pudemos rezar o nosso terço e meditar diariamente a Palavra de Deus.
Foi uma experiência extraordinária que envolveu todos os confrades jovens, adultos e idosos. Todos foram envolvidos nessa nova experiência
missionária. Mesmo que virtualmente, chegamos a tantos lares e, com fidelidade, pois estávamos todos os dias, naquele mesmo horário. E com simplicidade franciscana, partilhamos com o povo de Deus, palavras de fé, esperança, solidariedade, fraternidade, paz e vida em tempos de pandemia, de angústia, indiferença, medo, sofrimento e morte.

Nos unimos ao povo de Deus, pois, todos os dias recolhíamos as intenções deixadas no Facebook e no Instagram e apresentava antes da reza do Terço. Desse modo, tínhamos uma interação com os nossos internautas devotos de Nossa Senhora. E, chegando ao final do mês, recolhemos não somente pedidos e intenções, mas, agradecimentos por graças alcançadas.

Enfim, com uma câmara de celular, uma pequena mesa de som e duas luminárias, foi possível, atender ao pedido do papa Francisco e exe rcer o nosso apostolado de Frades Menores Capuchinhos, através das mídias sociais, a evangelização, junto ao povo de Deus. Que a Virgem Santíssima, a Senhora da Piedade, interceda por nós e nos acompanhe, pois como cantamos durante todo o mês,
“pelas estradas da vida, nunca sozinho estás. Contigo pelo caminho, Santa Maria vai. Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem !”
 
Fraternalmente,
Frei Gilson de Jesus Marinho – Ministro Provincial

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Rafael Silva (Cúria Provincial)

Deixar um comentário