Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Carlos Raimundo Rockenbach, lança livro "Introdução à Liturgia".

24/03/2019 - 14h30
O livro possui também como autor o padre Luciano Massullo.

Na manhã do dia 22 de março de 2019, em Porto Alegre - RS, foi apresentado aos estudantes da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana - ESTEF, o livro, publicado pela escola, "Introdução a Liturgia", que tem como autores o frei capuchinho, Carlos Raimundo Rockenbach, e o padre Luciano Massullo.

"Introdução à Liturgia" é um volume que faz parte da coleção "Teologia para Todos". Essa coleção é uma iniciativa da ESTEF, instituição de ensino pertencente aos Freis Capuchinhos do RS. O objetivo da coleção é criar uma ponte entre o debate teológico acadêmico e a fé vivida nas comunidades cristãs.

Este volume da coleção, procura refletir sobre uma das dimensões fundamentais da fé cristã: a celebração litúrgica. Não existe comunidade cristã sem liturgia. Toda comunidade, a seu modo, celebra. O livro contém quatro blocos: O que é liturgia; Celebrar a liturgia; O ano litúrgico; e Pastoral litúrgica.

Para adquirir o livro é necessário entrar em contato com a ESTEF, através do telefone (51) 3217-4567, do WhatsApp (51) 9107-2640 ou ainda por e-mail: [email protected]

 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO E DOS AUTORES   

Referência: ROCKENBACH, Carlos Raimundo; MASSULO, Luciano da Costa. Introdução à Liturgia. Porto Alegre: ESTEF, 2019. P. 111. 


A liturgia é o ponto culminante da vida cristã, pelo qual, como irmãos e irmãs, a comunidade, unida na fé, encontra-se com Deus e lhe rende graças por todas as suas maravilhas. Encontro com os irmãos e irmãs e encontro com Deus complementam-se e levam a liturgia à sua plenitude de sentido.

A liturgia também é fonte onde, em comunidade, busca-se força e alimento para a renovação e o revigoramento no compromisso eclesial e social. Nela, a comunidade cristã, inserida no mistério Pascal de Cristo, trilha os caminhos da humanização e da libertação. A celebração litúrgica é sempre uma prioridade na comunidade cristã. Empenhar-se na preparação e na vivência da celebração é fundamental para a experiência espiritual, a vivência eclesial e o compromisso social dos cristãos e cristãs.

Para subsidiar as comunidades nesta exigente tarefa, os professores Carlos Raimundo Rockenbach e Luciano da Costa Massullo apresentam neste livro, com excelente fundamentação teológico e, ao mesmo tempo, com uma preocupação didática, uma breve introdução à Liturgia que certamente será de muita utilidade para as comunidades cristãs e, nelas, de modo especial, às equipes encarregadas do ministério litúrgico.

Luciano da Costa Massullo é presbítero da Arquidiocese de Porto Alegre. Mestre em Liturgia pelo Instituto Superior de Liturgia de Barcelona (Espanha), é atualmente responsável pela área de Sacramentos, Liturgia e Comunicação Pastoral na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana e Pároco da Paróquia São Pedro de Porto Alegre.

Carlos Raimundo Rockenbach é Frade Menor Capuchinho e é Mestre em Liturgia com Especialização em Sacramentologia pelo Instituto Superior de Teologia de Paris (França). Depois de desempenhar a função (2008-2011) de Secretário Executivo do Departamento de Missão e Espiritualidade do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM), passou a dedicar-se ao ministério pastoral. Atualmente é Pároco da Paróquia Santo Antônio de Lagoa Vermelha.

O livro é organizado em quatro grandes partes. Na primeira, busca-se situar a Liturgia na dinâmica da experiência da fé e em sua fonte central, o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. A segunda parte dedica-se a definir o que é a Liturgia cristã nos seus diversos elementos: a celebração, a assembleia litúrgica, o canto, os símbolos, os sinais e o espaço litúrgico. O Ano Litúrgico é o tema da terceira parte. Através dele, a comunidade compreende-se no conjunto da caminhada celebrativa. Tal dado é importante para evitar a fragmentação celebrativa e a improvisação litúrgica. Por fim, a quarta e última parte é dedicada à pastoral litúrgica e visa a oferecer dicas concretas de como ajudar a comunidade a tornar-se, verdadeiramente, sujeito do agir celebrativo.

Além da leitura individual, o livro pode ser utilizado como um instrumento para a formação litúrgica nas comunidades, paróquias e outras instâncias de formação. No final de cada capítulo, são oferecidas três questões para retomar e aprofundar os conteúdos.

Fonte da notícia: http://www.estef.edu.br/

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário