Capuchinhos, 01 de setembro 2014, segunda. Bom dia!
      

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    Frades menores Capuchinhos no Brasil e no Rio Grande do Sul



    Francisco de Assis se dirigia mais pelo espírito e conversão do que pela lei, por isto surgiram conflitos na história de sua Ordem.

    A 29-5-1517, Leão X, com a bula Ite vos, separou a Ordem Franciscana em Frades Menores Conventuais e Observantes. Mas a união foi apenas jurídica. Surgiram reformistas, divididos pelo dilema - viver a experiência fundante de Francisco ou - adequar a Ordem aos tempos.

    A Reforma Capuchinha é um movimento de Frades Observantes que buscam a recuperação do espírito original, aprovada por Clemente VII a 3-7-1528, com a bula Religionis Zelus. Os pioneiros foram Frei Mateus de Bascio, Frei Ludovico de Fossombrone e seu irmão, Frei Rafael de Fossombrone. Esses frades, a 18-5-1526 tiveram autorização de viver eremiticamente perto de Camerino, e de usar barba, hábito com capuz, vida eremítica e solidária, com custódio próprio sob a proteção do Geral Conventual, com o privilégio dos camaldulenses de receber membros de outras ordens. Os três reformadores foram acolhidos pelos camaldulenses, com apoio da duquesa de Camerino, Catarina Cybo, denominados Frades Menores de Vida Eremítica. Mas, devido ao capuz, a partir de 1531, foram chamados Capuchinhos.

    A 23-1-1619, Paulo V, com o breve Alias felicis recordationis, concede autonomia plena aos Capuchinhos como membros da Ordem dos Frades Menores, instituída por São Francisco de Assis, com a mesma regra: "Viver o Santo Evangelho em pobreza, obediência e castidade," como medicantes, pregadores vivendo em fraternidades, dividindo o tempo entre missão, trabalho e oração.

    A presença de Capuchinhos no Brasil obedece à dinâmica histórica da colonização e da imigração. A 6-8-1612, com os colonizadores franceses, chegam os primeiros quatro capuchinhos ao Maranhão. Eram da província que Paris que a 22-6-1614 enviava mais 9 frades. Expulsos com os franceses a 19-11-1614, só permanecem dois deles para atender os índios.

    A 14-1-1642, três Frades franceses da Província da Bretanha foram acolhidos em Olinda-PE. Eram destinados à missão da Guiné, mas foram aprisionados por corsários holandeses na ilha de São Tomé. Esses três frades consolidaram a presença dos capuchinhos em Pernambuco. No Rio de Janeiro, houve capuchinhos franceses desde 1650. Devido ao conflito entre França e Portugal, os 40 capuchinhos franceses regressaram à França, em 1701 e 1702, depois de 60 anos.

    A presença de Capuchinhos italianos começa na Bahia, em 1705; em Pernambuco, em 1710 e no Rio de Janeiro, a 31-5-1921, donde seguiram a outros Estados.

    No Rio Grande do Sul, os primeiros capuchinhos italianos chegaram ao Forte de Rio Grande em 6-4-1737. Eram os freis Anselmo de Castelvetrano e Antônio de Perugia, aos quais se juntaram, em 1738, os freis João Francisco de Gubbio, Jeronymo de Monte Real, Sebastião de Pallanza e Mariano de Piano, que construíram o Convento e a Igreja N. Sra. do Rosário. Tempos depois voltaram ao Rio de Janeiro.

    Dom Antônio Joaquim de Mello, Bispo de São Paulo, ao fundar o seminário paulopolitano, confiou a direção a capuchinhos da Sabóia. A 8-4-1854 chegavam freis Eugênio de Rumilly e Firmino de Centelhas. Os frades dirigiram o seminário até fins de 1778.

    Hoje, no Brasil, os capuchinhos formam 10 províncias, duas vice-províncias e uma custódia, com 1.500 frades, constituindo a CCB - Conferência dos Capuchinhos do Brasil.

    A 2-1-1896, dois missionários da província da Sabóia, freis Bruno de Gillonnay e Leão de Montaspey chegam a Rio Grande, com destino a Garibaldi, onde se estabelecem em 16-1-1896, a convite de dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, 3° Bispo do Rio Grande do Sul, para atender os migrantes italianos. Frei Bruno de Gillonnay, o herói das três primeiras décadas, abandonou os esquemas europeus em favor da realidade local. Seu projeto baseou-se em missões populares, paróquias, escola vocacional, jornal e educação. As missões populares popularizaram os capuchinhos, mas a grande intuição de Frei Bruno foi a abertura da Escola Seráfica (1898), em Garibaldi, para receber os estudantes da Missão do Líbano e acolher vocações nativas. E em 1924, quando regressou à França, o novo superior da Missão era um gaúcho, descendente de italianos - frei José Cherubini.

    As numerosas vocações levaram a Província do Rio Grande do Sul a implantar a Ordem no Brasil Central (1956). E em 1982, a nova fundação, com sede em Brasília, tornava-se província independente. É a única província brasileira fundada por brasileiros. E já em 1983, abria-se nova frente missionária no Mato Grosso e Rondônia, atual Vice-Província São Francisco de Assis. Em 2004, a província estendeu seus serviços ao Caribe, auxiliando e assumindo a Vice-Província Madre Del Divino Pastor.

    Atualmente, unindo as três circunscrições, são contabilizados 270 frades de votos perpétuos, 68 pós-noviços, 16 noviços, totalizando 354 frades, numerosos vocacionados, atendendo 50 paróquias; mantendo 12 emissoras de rádio, o jornal Correio Riograndense, com 96 anos, a Associação Antoniana e um portal na Internet. As missões populares continuam caracterizando a identidade provincial, como seu carisma apostólico e fraterno. Na área da formação, aparece a Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (Estef) e a EST-Edições, ambas em Porto Alegre.

    Outras duas frentes ocupam muitos frades: as pastorais sociais e a pastoral da saúde. Nesse item, menção para a Fraternidade Fonte Colombo (Porto Alegre) que dirige e orienta o Centro de Formação da Pessoa Soropositiva. Outras frentes apostólicas: Editora São Miguel, Museu Provincial e Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (LEFAN), em Caxias do Sul; Instituto de Menores, de Bagé.

    A Província Sagrado Coração de Jesus dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul e suas duas vice-províncias iraddiam sua ação, em 2005, através destas fraternidades:

    Na Província do Rio Grande do Sul

    1. Caxias do Sul- Casa Provincial, Fraternidades Imaculada, Casa de Saúde São Frei Pio, Santa Fé e Maximiliano Kolbe - Paróquia Imaculada Conceição, Postulantado, Rádios São Francisco e Mais Nova, Correio Riograndense, Associação Antoniana e Editora São Miguel.

    2. Bagé - Fraternidade da Conceição, Fraternidade São Rafael, Paróquia da Conceição e Instituto de Menores.

    3 . Canoas - Fraternidade Santo Operário, Pós-noviciado, Paróquia São Pio X e Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

    4. Flores da Cunha - Fraternidade Sagrado Coração de Jesus, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e casa de iniciação franciscana.

    5. Garibaldi - Fraternidade São Francisco, Paróquia São Pedro, Casa de Encontros e Rádios Garibaldi e Mais Nova FM.

    6. Ijuí - Fraternidade São Geraldo e Paróquia São Geraldo.

    7. Ipê - Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, Paróquias São Luiz, São Paulo (distrito São Paulino) e São Pedro (distrito Segredo).

    8. Lagoa Vermelha - Fraternidade Santo Antônio, Rádio Cacique, Paróquias Santo Antonio, São Sebastião (André da Rocha) Nossa Senhora da Conceição (Caseiros) e São José (Ibiraiaras).

    9. Marau - Fraternidade São Boaventura, casa do Noviciado, Rádios Alvorada e Mais Nova FM e Paróquias Cristo Rei, Santo Antônio (Camargo) Nossa Senhora de Lourdes (Nova Alvorada), Miguel Arcanjo (Itapuca) e São Francisco de Assis (Passo Fundo).

    10. Pelotas - Fraternidades São José e Senhor Ressuscitado, Pós-noviciado São José e Pós-noviciado Senhor Ressuscitado.

    11. Porto Alegre - Fraternidades São Lourenço, Fonte Colombo, São Judas Tadeu, São Lucas e Mãe de Deus, Escola de Teologia (Estef), Centro Franciscano de Espiritualidade, Paróquias Santo Antônio, São Judas Tadeu e Nos­sa Senhora de Belém, Pós-noviciado, Edições EST e atendimento a seis hospitais.

    12. Rio Grande - Fraternidade Nossa Senhora da Penha e paróquias da Penha e São José do Norte.

    13. Santa Maria - Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, Pós-noviciado Divino Mestre e Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

    14. Soledade - Fraternidade Nossa Senhora da Soledade, Rádios Cristal e Mais Nova FM, Paróquias Nossa Senhora de Soledade, Nossa Senhora Medianeira (Barros Cassal) Santa Terezinha (Fontoura Xavier), Santa Terezinha (Nicolau Vergueiro) e Nossa Senhora do Rosário (São José do Herval).

    15. Tramandaí - Fraternidade e Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes.

    16. Vacaria - Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, Residência dos Missionários, Rádios Fátima e Mais Nova FM e Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

    17. Veranópolis - Fraternidade São José, Rádio Veranense, Aspirantado Nossa Senhora de Lourdes e Paróquia São Luiz Gonzaga.

    18 .Vila Flores - Fraternidade Santo Antonio, Aspirantado, Pousada, Cantina Frei Fabiano e Paróquia Santo Antônio.

    19. Praia Grande-SC - Fraternidade Santa Catarina, Paróquias São Sebastião (Praia Grande) e São João Batista (São João do Sul) e Casas de Férias Arroio Silva e Rosa do Mar.

    Na Vice - Província SÃO FRANCISCO DE ASSIS

    20. Cuiabá-MT - Sede vice-provincial, Casa do Noviciado, Fraternidades São Francisco, Nossa Senhora Aparecida (Coxipó) e São Cristóvão (Primavera do Leste) e Paróquias Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão (Primavera do Leste).

    21. Tangará da Serra-MT - Fraternidade Nossa Senhora Aparecida, Postulantado, Paróquias Nossa Senhora Aparecida, Santa Cruz (Barra do Bugres), Nossa Senhora da Guia (Comodoro), São Cristóvão (Campo Novo do Parecis) e Nossa Senhora de Fátima (Sapezal).

    22. Pimenta Bueno-RO - Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, Aspirantado e Paróquias Fátima e Nossa Senhora Aparecida (Espigão do Oeste).

    23 - Porto Velho-RO - Fraternidade São Francisco das Chagas, Casa de Formação (Filosofia) e Paróquia Nossa Senhora do Socorro.

    Vice-província Madre Dei Divino Pastor

    República Dominicana e Haiti

    1. Santo Domingo - 04 Fraternidades: Vice provincial, Frei Leopoldo, São Lourenço e São Carlos Borromeo - Paróquia São Francisco de Assis, Aspirantado São Damião, Postulantado Frei Leopoldo, Pós-noviciado São Lourenço de Brindisi e Colégio São Francisco de Assis.

    2- Santiago de Los Caballeros - Fraternidade São José, Colégio São Francisco, Colégio São José, Casa Monte Alverne e paróquias Santo Antonio e Apresentação do Senhor.

    3- República do Haiti. Fraternidade de presença em instalação em Lês Cayes.

    Dois fatores determinaram a vinda de frades franceses ao Rio Grande do Sul: 1° Em 1875 inicia a imigração nas colônias Caxias, Garibaldi e Bento Gonçalves com imigrantes italianos e poloneses, todos católicos, e o Bispo Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, em 30-7-1893, solicita ao Geral dos Capuchinhos frades para atende-los. - 2° Uma lei francesa de 1889 exigia o serviço militar dos homens de 19 e 30 anos. Os Capuchinhos encontraram como saída formar os seus membros fora do território francês. A partir de 1890, vão para Ghazir (Líbano). Não se deram bem por problemas internos e de saúde, razão porque estavam pensando em ir ao Canadá, quando surge o convite de dom Cláudio, que veio resolver seus problemas, e a missão do Líbano se transferiu ao Rio Grande do Sul, com os professores e os estudantes de Filosofia e teologia, constituindo a Escola Seráfica, em Garibaldi, primeira sede da Missão.


    (Frei Rovílio Costa)


     
         


     
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