Capuchinhos, 23 de setembro 2014, terça. Boa tarde!
      

Siga os Capuchinhos 


  • HOME
  • QUEM SOMOS?
  • ONDE ESTAMOS?
  • O QUE FAZEMOS?
  • CONTATO
  • MAPA DO SITE



  • Receba no seu e-mail as principais novidades dos Capuchinhos.
    Casa Fonte Colombo - Centro de Promoção da Pessoa Soropositiva - HIV

         
     
    16/12/2011,1050


    Liturgia: O Menino de Maria é o “Deus conosco!”

    Liturgia para o 4° Domingo do Advento, dia 18 de dezembro


    1.Acolhida
    .
    “Deus é fiel” em suas promessas feitas ao longo da História do Povo de Israel. Sempre caminhou com seu Povo escolhido, mas, agora, criança nascida de uma jovem mulher virgem, quer estar visivelmente no meio de nós! Nasce de Maria, por obra do Espírito Santo (Is 7,14.Lc 1,30-33) e torna-se realmente o “Emanuel – Deus está no meio de nós”!
    O mundo sexualizado de nosso tempo tem muita dificuldade para entender o Mistério e o Poder de Deus. Mas, os “Mistérios de Deus” não são para ser entendidos pela razão humana. São muito grandes para caber em nossa cabecinha racional! O “computador humano” não consegue rodar o “Programa divino” da Encarnação e da Salvação divina oferecidas por Deus!
    O Evangelho deste domingo nos introduz na contemplação silenciosa da fidelidade e do poder divino. O velho e estéril seio de Izabel torna-se fecundo! Igualmente, o seio jovem e virgem de Maria, pelo poder de Deus, gera o “Filho do Altíssimo”. Deus faz os milagres necessários para cumprir a sua promessa. Feliz de quem pode acreditar na fidelidade de Deus!
    Contemplemos a jovem Maria dizendo o seu generoso “Sim” à proposta divina anunciada pelo anjo Gabriel! Com seu “Sim”, Ela traz o Filho de Deus para o nosso meio!

    2.Palavra de Deus.
    2Sm 7,1-5.8b-12.14-16 – Deus não se prende a templos; Ele sempre peregrinou no meio do Povo de Israel. Guardará fidelidade a seu servo Davi, dando-lhe um descendente especial – o Messias – não para governar politicamente o Povo de Israel, mas para salvar a Humanidade inteira. Ele será o Salvador para todos os povos.

    Rm 16,25-27 – Paulo ressalta e glorifica a fidelidade de Deus no cumprimento de todas as suas promessas anunciadas pelos profetas. Com o “Natal de Jesus”, as misteriosas promessas de Deus, feitas ao longo da História, tomam forma concreta na resposta de Maria quando o “Verbo divino de Deus” se faz carne em seu seio virgem e não possuído por homem algum!
    Lc 1,26-38 – Finalmente, o “Emanuel – Deus conosco”, prometido em Is 7,14, vai nascer de Maria de Nazaré! Ela acreditou no poder divino que tornara fecundo o velho seio estéril de Izabel. Deus não escolhe os caminhos fáceis dos homens; Ele prefere os caminhos possíveis a seu poder divino.

    3.Reflexão.
    • O rei Davi quer construir um templo para Deus; ele quer ter a Deus por perto! Mas, é Deus quem vai construindo o verdadeiro templo no seio de Maria. Ele será, de fato, o “Emanuel – Deus está em nosso meio” e para sempre. Deus é fiel às suas promessas!

    • Por isso, o “Tempo do Natal” é favorável ao cultivo da esperança cristã. O mundo, que os homens teimam em construir de maneira corrompida, Deus vem nele habitar para salvá-lo e, assim, alimentar a esperança de uma “nova terra e de novos céus”! Ele pode e quer criar esta novidade para nós! Precisa, apenas, de nosso “Sim”, generoso e comprometido, como o de Maria! Quer nossa colaboração. Quer parceiros na obra da criação de um mundo novo!

    • Neste Natal, aceitemos o desafio de Deus: fazer de nosso coração e do coração de nossas famílias o verdadeiro templo de Deus. Deus não precisa estar em igrejas bem construídas; Ele quer habitar o coração dos homens; sua alegria é estar com os filhos dos homens ( ) Deus se alegra em habitar no coração dos homens!”. Ele não gosta de ser um desconhecido no meio de suas criaturas; quer ser nosso hóspede divino e, ao mesmo tempo, humano, habitando em nosso coração. Então sim a promessa divina se torna realidade:

    “E o Verbo de Deus se fez carne e habitou no meio de nós!” (Jo 1,14)


    por Frei Carlos Zagonel
     
         


     
    Rua Hoffmann, 499 - Bairro Floresta - Porto Alegre - RS - 51 3346-6405
    Entre em Contato