Capuchinhos, 29 de julho 2014, terça. Bom dia!
      

Siga os Capuchinhos 


  • HOME
  • QUEM SOMOS?
  • ONDE ESTAMOS?
  • O QUE FAZEMOS?
  • CONTATO
  • MAPA DO SITE

  •      
     
    28/06/2012,16h18


    Capítulo de avaliação da JUFRA e OFS

    De 22 a 24 de junho de 2012 a Juventude Franciscana (JUFRA) e a Ordem Franciscana Secular (OFS) avaliaram as atividades e a vivência do ano passado.

        O Capítulo avaliativo aconteceu no Recanto Medianeira, Veranópolis(RS). Participaram do Capítulo os Assistentes Espirituais, freis Maurílio, Raul, Santos Carlos, Tomé, Dorvalino (OFM) e Padre Paulo Inácio Labres, e cerca de 130 representantes das 68 Fraternidades da OFS do Rio Grande do Sul. Além da avaliação da caminhada franciscana, houve um dia de formação com a coordenação do Frei Dorvalino Fassini.

        Frei Dorvalino desenvolveu os temas: Uma só coisa é necessária; O olho é a luz do corpo. Francisco iluminado disse: "é isso que eu quero viver"; O melhor curso é o nosso cotidiano, o dia-a-dia. "A Fraternidade não precisa ser numerosa, mas que cada irmão(ã) viva o apostolado, o carisma franciscano na vivència cristã, na oração e na missão".

        No Rio Grande do Sul, a OFS tem em torno de 1.700 membros distribuídos em 10 Distritos e 68 Fraternidades. No Brasil, cerca de 22 mil franciscanos(as) estão em 628 fraternidades agrupadas em 16 Regionais.

        A JUFRA nasceu em meados de 1950, na Itália. Na cidade de Bagé(RS) foram iniciadas a primeiras experiências de JUFRA. A primeira Fraternidade oficializada foi criada por Frei Eurico de Melo, pelo ano de 1972, em Ponta Grossa(PR). A JUFRA já esteve presente em 12 cidades gaúchas. Hoje, está em Santa Maria(RS) e Porto Alegre(RS). Atualmente, no Brasil existem 170 Fraternidades da JUFRA. O Secretariado Regional da JUFRA  está com projetos de novas Fraternidades em diversas cidades do Estado.

       Frei Carlos Coloda, durante o Capítulo, expôs como está o Processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Frei Salvador Pinzetta e distribuiu mais de quatro mil santinhos com orações. Segundo o Padre Paulo, em Porto Alegre um grupo de Emaús divulga a vida de Frei Salvador e reflete sobre suas virtudes. demostrando entusiasmo pela Causa.

        Através do presente Capítulo, os participantes renovaram-se no carisma franciscano, dispostos a difundi-lo entre as pessoas.
        A OFS realizará, de 12 a 14 de abril de 2013, o Capítulo Eletivo, no Recanto Medianeira, Veranópolis. O próximo Congresso Nacional da JUFRA será em Santa Maria, entre os dias 08 e 12 de fevereiro de 2013. Paz e Bem.

    Tags: ,
    por Frei Santos C. Coloda (FCNH - Frat. Sagrado Coração de Jesus)
     
         


         
       
         

     
    Rua General Sampaio, 161 - Caxias do Sul - RS - 54 3220-9400
    Entre em Contato